Tuesday, April 02, 2019

Parceria Flamengo BS2



O que dizer sobre a parceria do Flamengo e o BS2? É boa? É ruim? Para responder a esta pergunta, mais do que os termos do acordo proposto, é importante que pensemos no contexto. Observar quem é o Flamengo, ou no que ele se tornou. Sim, porque o Flamengo não é mais o mesmo, e alguém vai ter que dizer isso em algum momento...

As marcas atravessam o tempo, e nessa trajetória deixam um pouco de si e levam muito daqueles que as seguem, sustentam e transpiram por elas. Não é sempre assim, óbvio, mas no Futebol essa máxima é mais uma verdade que uma mentira. Uma equipe, um Clube, são mais do que um objeto de negócio. Eles são a expressão de paixões cegas, de razões por vezes tortas. São conjuntos de elementos meio desconexos e contraditórios, que num primeiro olhar beiram o exercício da loucura, do entorpecimento intelectual.

Mas se engana quem pensa que o olhar do torcedor é uma constante entre os demais atores que ajudam a girar essa roda espetacular que é o Futebol. De fato, há Patrocinadores, agentes de atletas, de técnicos e até repórteres, que de forma mais comercial que por puro amor, colocam-se “veladamente” clubistas, no intuito de manter cativo seu nicho de admiradores.

Em verdade essa galera enxerga o esporte efetivamente como negócio. E como tal, sujeito às mazelas da lei universal da Oferta e Demanda, que tal qual a Lei da Gravidade e a chegada da Morte, é certa e infalível.

O BS2 não é diferente, e o Flamengo, como instituição que se modificou ao longo dos últimos anos, também não é mais, e abrindo um parêntesis, é nisso que seu crescimento institucional o diferencial de quase todos os Clubes brasileiros, tirando, talvez o Furacão da Baixada, e olhe lá...

É preciso reconhecer que o Flamengo de hoje, mais moderno e eficiente do ponto de vista da Gestão, libertou-se um tanto das amarras dos gestores apaixonados, e ao mesmo tempo amadores, que por alguma ligação emocional com o Clube, tinham de torcedores e sócios uma empatia meio insana. Como se a conexão histórica e o pressuposto amor declarado garantissem uma administração vitoriosa e uma conduta ilibada, tal qual ocorria com certo homem do charuto, num, nem tanto mais rival histórico.

Não funciona assim e o Flamengo hoje sabe disso.

Esta nova roupagem do Clube da Gávea traz novidades que antes não se via. Algumas delas estão associadas, queiram alguns ou não, a um novo quadro de Sócios, que podem até ter estado lá o tempo todo, mas no meio daquele monte de apaixonados amadores, expunha-se pouco, relegando algumas importantes decisões a pessoas despreparadas e cujos interesses nem sempre eram positivos para a Nação Rubro-Negra.

O BS2 é uma instituição Financeira moderna. Tem um DNA adaptado a uma nova realidade de correntistas, e que vê num novo Flamengo uma oportunidade de ampliação da marca que poucos parceiros podem prover atualmente, e em especial, na condição de incerteza existente no mercado brasileiro, onde, é importante citar, poucos estão tendo a predisposição de se arriscar, acreditando numa alavancagem de negócios tão profunda, com um investimento da ordem a que se propõe esta parceria.

Pode-se questionar comparações com o patrocínio da Caixa, que não existe mais, ou com os existentes entre Clubes e outras instituições financeiras, cujos interesses particulares se sobrepõem à visão de mercado, que aqui tanto se elogia, e que quando vão embora, deixam vales devastados e terras inférteis, o que nos lembra Palmeiras/Parmalat, que quando terminou resultou em rebaixamentos e caos financeiro ao Clube paulista.

Uma parceria comercial deve ser observada sob uma ótica de mercado. O torcedor nem sempre conseguirá enxergar isso, pois olha tudo que acontece ao seu redor como uma disputa com seus rivais. Num mercado escasso e com players sujeitos a restrições orçamentárias isso até é verdade, mas não podemos nos enganar que nem todos os Clubes, e parceiros de negócio destes, estão no nível profissional que se encontra o Flamengo hoje, e quando as decisões dos agentes econômicos não são racionais, parcerias que perecem sólidas num primeiro momento, podem esconder pontos nocivos, doença da qual, acredito, o Flamengo hoje está mais que vacinado.

Não é possível concluirmos se esta parceria alcançará o potencial esperado por ambas as partes. Dependerá não só da Nação Rubro Negra, mas do próprio BS2, que deverá adaptar seus canais de negociação, presença, bem como seus produtos, serviços e taxas à diversidade que é característica marcante da Torcida do Flamengo. Temos aí Carabao, que não soube se organizar, como exemplo do que não fazer... Mas potencial há, de ambas as partes... A parte da massa Rubro Negra está feita. Ela, como demanda, se fez e se faz presente. Vamos acompanhar o comportamento da oferta!

 

Dá-lhe Mengooooooolll!

 

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 .'. http://willnogueira.blogspot.com .'.

"...TODA PESSOA SEMPRE É AS MARCAS DAS LIÇÕES DIÁRIAS DE OUTRAS TANTAS PESSOAS..."

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